sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Jornalista Marcel Souto Maior narra trajetória de Kardec, o pai da doutrina espírita

O trabalho, que chega às livrarias na próxima sexta, narra a trajetória de Kardec, o codificador do espiritismo

 
Foi um caminho natural. Há 20 anos, quando foi a Uberaba, em Minas Gerais, pedir autorização ao médium Chico Xavier (1910-2002) para escrever sua biografia, o jornalista Marcel Souto Maior iniciou, também, uma pesquisa sobre Allan Kardec (1808-1869). Afinal, o mineiro era o principal discípulo do francês no Brasil, onde a doutrina espírita tem o maior número de fiéis do mundo.
 
Depois do best-seller As Vidas de Chico Xavier - que vendeu mais de um milhão de exemplares e foi levado ao cinema com sucesso por Daniel Filho, Marcel lança Kardec - A Biografia (Record/R$ 39/322 páginas). O trabalho, que chega às livrarias na próxima sexta, narra a trajetória de Kardec, o codificador do espiritismo. 


Marcel explica que sua principal motivação foi mostrar como um professor se transformou num homem religioso. Autor de livros pedagógicos na França do século XIX, Hippolyte Léon Denizard Rivail, aos 53 anos, mudou de vida e nome para dar voz aos espíritos. “Razão e emoção, rigor e paixão vão conduzindo os atos de Rivail-Kardec ao longo de sua transformação de professor cético a missionário de campanha”, afirma o jornalista.
 
Além de ler os livros de Kardec e os originais da Revista Espírita, publicada mensalmente por ele ao longo de 12 anos, Marcel viajou quatro vezes à França para escrever o livro. Souto Maior também é diretor e roteirista da Globo, tendo participado da criação de programas como Profissão Repórter e Na Moral.   
 
*Por Ana Cristina Pereira para o Correio da Bahia.