quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Memorial Chico Xavier entra em fase final de construção em Uberaba

Licitação é requerida para conclusão da obra. Além de reunir acervo do médium, local será ponto de encontro espírita.
 
Com mais da metade da obra concluída, o Memorial Chico Xavier em Uberaba prepara uma nova licitação para finalizar a construção que abrigará parte da história do líder espírita. As empresas interessadas terão que disputar o contrato, em licitação na Prefeitura, até dezembro. A expectativa é que até o meio do ano que vem, o memorial seja aberto ao público.

A obra dura quase três anos e já foram investidos R$ 2 milhões. De acordo com o presidente do Memorial Chico Xavier, Adalberto Pagliaro, 80% da parte de engenharia está concluída. Para terminar os 20% restantes, será contratada outra empresa.


“A metodologia de construção civil hoje no Brasil, feita via Caixa Econômica Federal, tem um cronograma que trabalha por lotes ou por etapas. Então por isso a obra foi fragmentada em etapas, para podermos ter condições de atender a demanda e a filosofia que a Caixa implementa em obras públicas”, explicou.
Na próxima etapa da obra serão feitos o estacionamento e a rampa que vai ligar os dois prédios já construídos. A cobertura do anfiteatro e toda a parte de acabamento do memorial também farão parte das obras. Serão gastos mais de R$ 1 milhão na próxima fase, disponibilizados pelo Ministério do Turismo.
 
Acervo histórico
 
Uma galeria onde ficarão algumas das 400 obras de Chico Xavier, segundo a direção do memorial, deverá ser aberta que até o meio do ano que vem.
“Quem tiver fotos, mensagens e qualquer outro material, pode fornecer para o memorial uma cópia digitalizada, para podermos contextualizar a história do Chico. Sabemos que há muito material espalhado pelo mundo, como na França, Austrália, Estados Unidos, Espanha e Portugal. Estamos tentando trazer essa coletânea para nós. Na inauguração, creio que não vamos conseguir colocar 100% do que o Chico fez, mas podemos ter 65% no memorial”, ressaltou Adalberto.

O memorial tem arquitetura moderna e teto de vidro. Além de exposições com obras do médium, um espaço deverá se tornar ponto de encontro de grupos espíritas de todo o país. Quem quiser enviar alguma obra do médium pode entrar em contato pelo telefone (34) 3312-7162.
“É uma obra grandiosa, representa a história do nosso baluarte, que é do Chico. Creio que vencendo essas etapas da construção, tenho certeza que vamos concluir, apesar do início do processo eleitoral”, concluiu Adalberto.

*Notícia extraída do site Globo.com