terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Atrativos sobre Chico visam tornar Uberaba polo turístico religioso

Estrutura com memorial e hotel ficará no Parque
das Américas (Foto: Reprodução/TV Integração)

Além de memorial, Instituto cria hotel temático e cartão de crédito social. Obras e implantação estão previstas para primeiro semestre de 2014

Uberaba se estrutura com objetivo de se tornar um polo do turismo religioso espírita ainda neste primeiro semestre de 2014. A obra de um memorial, localizado no Bairro Parque das Américas, onde vivia o médium, foi iniciada há quase três anos e, segundo o presidente do Instituto Chico Xavier, Adalberto Pagliaro Júnior, 82% está concluído, restando agora o término da última etapa, que já foi iniciada.


O projeto, elaborado pela Prefeitura da cidade em parceria com as entidades de classe e sociedade constituída, e coordenado pela Secretaria de Turismo do município, traz também espaço para a prática e estudo da doutrina, a construção de um hotel e a implantação de um cartão de crédito. “Temos outros estabelecimentos de diversas religiões que são participantes ativos desse projeto e atraem turismo e geram renda ao município. O que precisamos é reordenar e criar um formato profissional para conquistarmos resultados desse movimento”, ressaltou Adalberto.


O presidente adiantou ainda que uma estruturação para agregar outros estabelecimentos que resguardam a memória do Chico já ocorre, e outras novidades estão a caminho. “É preciso entender que o Chico tem vários estabelecimentos desses esparramados pelo Brasil afora e no exterior. Temos outros projetos, mas ainda são embrionários”, adiantou.


Para o turismólogo Daniel Tavares, a ideia só tende a acrescentar à economia e enaltecer a cultura religiosa da cidade. “O roteiro turístico religioso espírita na cidade acontece há mais de 30 anos e mesmo com o falecimento do principal ícone da área, a visitação à nossa cidade não cessou. O memorial cria mais um local de visitação, com melhor estrutura e atrativos para atender os turistas. A hotelaria como um todo se beneficia porque os visitantes sempre utilizam mais de uma pernoite, pois são vários os locais de interesse na cidade e região. E o cartão de crédito gera renda para manutenção e estruturação dos pontos turísticos relacionados ao tema”, analisou.


Serviços

Segundo Adalberto, a implantação do cartão foi pensada para continuar o trabalho de assistencialismo desenvolvido pelo médium e suprindo as lacunas deixadas pelas políticas públicas. “Ele permitirá continuar o trabalho de Chico em assistir a classe mais necessitada. Será em parceria com uma instituição para termos um programa com maior abrangência em assistência social. Será crédito social e não crédito comercial”, destacou.


Já sobre o hotel, que deverá se chamar Nosso Lar (nome de livro psicografado pelo médium, com adaptação para o cinema em 2010), o presidente não confirmou a quantidade de leitos, mas afirmou que a ideia visa atender a demanda de visitantes com uma estrutura temática. A renda será empregada na manutenção da estrutura.


“O resultado financeiro será destinado à manutenção do Memorial que por ser uma obra grande precisará de suporte financeiro para se manter. Chico nunca usou de verbas públicas para praticar suas assistências, portanto não podemos ficar na dependência econômica dos cofres públicos isso leva a uma distorção da filosofia do Chico e cria se um ônus ao município o que não é correto”, afirmou.


*Notícia extraída do site G1.