quinta-feira, 3 de abril de 2014

Legado de Chico Xavier é relembrado no dia do aniversário do médium

Amigos deixaram flores no cemitério São João Batista, em Uberaba. Médium completaria 104 anos e Memorial em construção resgata passado.

No dia em que Chico Xavier completaria 104 anos, inúmeras pessoas visitaram o cemitério São João Batista, em Uberaba , onde fica o túmulo do médium. O mineiro, de Pedro Leopoldo , adotou a cidade do Triângulo Mineiro no fim da década de 50. O trabalho deixado pelo líder espirita no município continua atraindo gente de todo o país e fazendo com que o legado de Chico continue.

Durante o dia, a aposentada Benedita Oliveira David, 80 anos, deixou flores e orações junto ao túmulo de Chico Xavier. Ela explica que é um ritual que segue desde a morte do médium há 12 anos. “Deixo as flores limpinhas. Ele era um homem muito bom”, afirmou. Já Ieda Hungria, amiga do médium desde a década de 70, disse que sempre aproveita essas datas para ficar um pouco mais perto do ambiente onde o amigo viveu os últimos anos de vida.


Legados de Chico Xavier

No museu de Lembranças Chico Xavier, o movimento foi tranquilo. O local fica aberto para visitas de segunda a sábado e mostra livros psicografados e objetos pessoais do médium que desperta o interesse dos visitantes. “Devemos agradecer por ter participado de uma vida que deu a bonança à comunidade”, disse Neuza Aparecida de Assis, que foi amiga do médium.

Em memória ao médium tem também o grupo Espírita da Prece, conhecido como Casa da Prece, que continua com os grupos de estudos e passes de terça a sábado. Já a Casa Assistencial, que oferecia refeições aos mais carentes, fechou no ano passado. Segundo o filho dele, Eurípedes Higino, o motivo foi questão de segurança. “O grupo assistencial está fechado, mas nossas atividades não. Quando achamos que precisa, alguns de nossos companheiros distribuem e levam alimentos até os locais, mas nós não temos um foco direto”, explicou.

Além do legado deixado pelo líder espírita, está sendo construído o Memorial Chico Xavier, com recursos do Ministério da Cultura no valor de R$ 7 milhões. Até o momento, 82% das obras do memorial já foram concluídas e deve ficar pronto nos próximos três meses. O prédio começou a ser construído em 2007 e passou por várias crises econômicas e dificuldades operacionais que acabaram atrasando o projeto. Agora o momento é de definição de como vai funcionar a estrutura. “O memorial não pode funcionar sem a participação da sociedade que está em torno dele. O que vamos fazer é dar sequência ao que o Chico pregava, que era seu trabalho, suas ações, o que pensava que iria acontecer no futuro”, acrescentou o presidente do memorial, Adalberto Pagliaro.

Memorial do médium em Uberaba deve ficar pronto em três meses (Foto: Reprodução/ TV Integração)


*Notícia extraída do site G1