quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Palestra do dia 06/02/2017 - Câncer na visão espírita

Abrindo o mês de fevereiro em nossas noites de palestra pública, a presidente da Casa, Rosária Maria, ministrará a palestra intitulada "Câncer na Visão Espírita".

Esta doença que nos afeta diariamente tem registros muito altos. Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. (Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA). Porém, outro dado reconfortante é que o câncer é curável em 50% dos casos, falta apenas preveni-lo e curá-lo em maior proporção.

De acordo com a palestrante será respondida a questão: nós podemos responsabilizar, sempre, as vidas passadas por aquilos que nos acontece? "Isso porque é comum, no meio Espírita, remetermos os problemas, coisas negativas, às vidas passadas. Então, será que podemos dizer que estamos com câncer hoje somente pelo que nos aconteceu em outras vidas?", levanta a questão.

Realmente há uma tendência no meio espírita de associarmos enfermidade a problemas cármicos, oriundos de vidas passadas, quando, em boa parte, ela surge como um problema de uso. Devemos lembrar que o corpo é uma máquina que tem suas necessidades e limitações. Se não o atendemos em suas necessidades, se não observamos suas limitações, a tendência é ficarmos doentes, como um motorista que terá problemas com seu automóvel se não cuidar bem dele.

Assim, por conta dessa reflexão, outra surge: em que momento e por que nós adoecemos? Qual o motivo disso tudo?

A afirmativa do ponto de vista médico diz que as emoções não provocam câncer, mas o conhecimento espírita nos ensina que a questão básica de tudo é a mente, as energias que emanamos, os pensamentos que temos. 

Vamos conferir a fusão dessas reflexões na próxima segunda-feira, na sede do LEAE, com a palestra "Câncer na Visão Espírita", às 19h45.

Matéria com inspiração do Blog Ideias Maravilhosas