sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Palestra do dia 27/02/2017 - Necessidade do espírito passar pela infância

 383. Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pela infância?
      — Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espírito é mais acessível durante esse tempo às impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação(1).
Livro dos Espíritos, Capítulo VI 

É com esta pergunta e a reflexão acerca da resposta dos espíritos que começamos os trabalhos da próxima segunda-feira, noite de palestra púbica.

O LEAE receberá nossa companheira de longa jornada, Gladis Cassel, frequenta a Serf (Sociedade Espírita Recanto Fraterno), no Recanto dos Pássaros, e é estudante da doutrina espírita há 28 anos. A palestrante da noite nos trará reflexões sobre a 'Necessidade do espírito passar pela infância'.

Antes de falarmos sobre os ensinamentos espíritas, lembremos que é nesta época de nossas vidas que acontecem as descobertas. Um período que vai do nascimento até a adolescência. Embora curto, se trata de uma fase muito importante para o aprendizado que será levado para toda a vida. Os primeiros passos, as primeiras palavras, as emoções que se revelam, tantas coisas novas, aos poucos tudo vai ganhando forma, até que a criança vá se tornando cada vez mais independente e passe a compreender melhor o mundo ao seu redor.

Não há como lembrar ou falar sobre a infância, sem associarmos a esse universo especial das crianças, o papel da família, dos pais ou responsáveis por seu processo educativo,  que envolve cuidar, proteger, educar e transmitir os melhores valores.

No espiritismo e, acredito que em outras religiões também, a família assume uma função de grande importância na evolução dos espíritos que reencarnam como filhos ou dentro do mesmo circulo de convivência determinado. Cabe aos pais a missão de dirigi-los no caminho do bem.

Muitos são os artigos, textos, livros que abordam o assunto. A revista O Consolador, em 2008 destinou algumas páginas para abordar tal assunto. Na época alguns pontos da publicação foram destaques, como:

- A infância é uma fase de adaptação necessária ao reencarnante 
- Durante a infância o Espírito é mais acessível aos conselhos recebidos 
- A pureza e a simplicidade da criança constituem o nosso objetivo 

Nanci Martins, em um texto intitulado 'Importância e Necessidades da Infância', publicada no site Portal do Espírito, também reforça sobre a preciosidade da deste período na vida dos encarnados para a evolução e construção do caráter. "A educação moral, formação de hábitos bons, é imprescindível para a reforma espiritual (ordem, aceitação de regras, honestidade, sinceridade, valorização do trabalho, etc.) e consiste no conjunto de hábitos adquiridos", lembra ela que isso é feito nesta parte da vida: infância.

Destacando, ainda mais, a infância como um momento especial da existência, Allan Kardec publicou um artigo na Revista Espírita, em fevereiro de 1859: 

“A infância tem, ainda, uma outra utilidade; os Espíritos não entram na vida corpórea senão para se aperfeiçoarem, se melhorarem; a fraqueza da juventude toma-os flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência, e daqueles que devem fazê-los progredir; é, então, que se pode reformar seu caráter e reprimir seus maus pendores; tal é o dever que Deus confiou aos seus pais, missão sagrada pela qual terão que responder”.

Gladis complementa esses pensamentos, "este tema nos leva a refletir também sobre os cuidados e a educação que devemos disponibilizar às nossas crianças, enquanto pais, educadores e evangelizadores", frisa Cassel e chama a todos, não só os pais, à responsabilidade das crianças, tida muitas vezes como o futuro da sociedade.

Após tantos destaques do tema e provas de que o assunto rende, fica aqui, então, o convite para participação dos estudos da noite de segunda-feira, dia 27, com Gladis Cassel ministrando a palestra 'Necessidade do espirito passar pela infância', às 19h45, na sede do LEAE.