quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tempo é só questão de prioridade, disciplina e organização

Já ouvi muitas pessoas dizerem e, eu mesmo, já disse inúmeras vezes: “Não tenho tempo”. Creio que você também assim se expressou em algum momento da sua vida…

Estava refletindo sobre o tempo como uma dimensão desafiadora, admirável, inexorável. Toda vez que penso no assunto, fico encantado e rendo-me a implacabilidade temporal!

Preferível, prudente e sábio é ter o tempo como aliado. Então, quando vivemos “correndo atrás do tempo”, é porque as coisas não estão bem e nós, provavelmente, não estamos dando conta de gerenciar a nossa própria vida.

Para não ficar perdendo tempo na tentativa inglória de uma batalha contra o deus Cronos, tomemo-lo como companheiro de jornada, pois, queiramos ou não, ele nos acompanhará do mesmo jeito. Se soubermos bem usufruí-lo, seremos felizes. Caso contrário, a história poderá ser outra, bem diferente.

Refletindo sobre esse curioso tema, cheguei à seguinte conclusão inconclusa, pois em se tratando do senhor tempo, quem manda é ele…

Tempo é questão de prioridade, disciplina e organização.

Não existe não ter tempo. Todos temos tempo, apenas elegemos prioridades diferentes, de acordo com os nossos interesses. Sempre que coloco algo como preferencial em minha vida, tomo todos os cuidados possíveis para que esse algo seja realizado, com qualidade e atenção. Não deixo para trás. Isso está em primeiro lugar. Assim, de hoje não passa, pois é prioritário. E, para o prioritário, eu arrumo tempo.

A disciplina, na sábia expressão de Emmanuel, precede a espontaneidade. Ou seja, para se agir espontaneamente é necessário ser disciplinado antes. A disciplina é uma virtude que nos coloca em condições de fazer tudo o que está ao nosso alcance, sem estresse e receios desnecessários. Quem é disciplinado sente que tudo conspira a seu favor, pois geralmente associa-se a essa característica outra igualmente importante quando falamos de tempo.

A organização é o melhor caminho para se ganhar tempo. Já lhe ocorreu de procurar algo e não encontrar? De deixar alguma coisa em algum lugar e ficar feito “barata tonta” à procura e nada de achar?! Fique tranquilo, pois isso já aconteceu comigo, com você e com muitas outras pessoas. Todavia, quando aprendemos a ordenar, arrumar, planejar, vemos o tanto que a nossa vida pode se organizar e como nos sentimos felizes pelos bons resultados que conseguiremos alcançar.

Nós damos conta do recado. É só uma questão de tempo!

Texto publicado no site da FEB escrito por Geraldo Campetti Sobrinho