sexta-feira, 17 de março de 2017

Palestra do dia 20/03/2017 - O jugo leve

Tema da próxima palestra do LEAE, O Jugo Leve, constante no Capítulo VI do Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE), será ministrado pela Roseney Belato, nossa companheira integrante do Centro de Estudos Fonte de Paz e também da Associação Médica Espírita de Mato Grosso (AME-MT).

Roseney nos conta que a reflexão da noite será em torno da passagem de Mateus (11:28-30) especialmente quando Jesus nos convida "Vinde a mim todos vós que estais cansados e vos aliviarei". A passagem inteira ainda compreende:


Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

"Convite doce e consolador em nossas muitas dores, mas que exige de nós o esforço ativo de irmos até Jesus, ou seja, a decisão vigorosa de seguirmos Seus ensinamentos", pondera a palestrante da noite.

Nesta mesma linha de pensamento, o professor do Seminário Teológico Carisma e autor do livro “Entrando no Céu e Mudando a História”, publicado no ano de 2008, Drummond Lacerda, em um texto publicado no site Lagoinha.com em 2013, diz que enquanto caminhamos sem Jesus carregamos o fardo sozinhos e tudo se torna muito difícil. "Muitas vezes nos associamos de forma íntima com quem não crê como nós e tornamos tudo ainda mais difícil. Acabamos nos machucando por tentar encontrar força, que na verdade só Jesus pode dar, em pessoas. No entanto, a proposta dele é que nos acheguemos a Ele, para que tire de nossos ombros fardos que colocamos, e nos dê o alívio."

Sobre o desafio de trazer os ensinamentos de Jesus à atualidade Roseney não titubeou em dizer que nos dias atuais, mais que nunca, esse convite adquire sentido para todos nós. "Ao mesmo tempo, ainda mais intensa se torna a necessidade de nos apegarmos aos Seus ensinamentos, colocando-os em prática no nosso cotidiano".

Ansiosa para a palestra de segunda-feira, dia 20. Além de interessante o tema, aguardo ver a ligação de como podemos trazer isso à nossa rotina, além de que Roseney Belato, há quinze anos estudando e divulgando a doutrina espírita, é uma simpatia de mulher.